Rio de Janeiro / RJ - sexta-feira, 26 de abril de 2024

A consulta

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CONSULTA MÉDICA:

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença.

Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
O que é uma consulta médica?
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Veja algumas dicas para uma boa consulta.
Horário
Nunca chegue atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada.

Acompanhantes
O acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver até um certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema.
 
Cronologia
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.

Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Exames
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.

Dúvidas
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.

Lembre-se
O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e dos cuidados recomendados.
A CONSULTA OTORRINOLARINGOLÓGICA:

Muitas vezes na consulta otorrinolaringológica são necessários além da Anamnese (estória clínica) e do exame físico avaliacões complementares.
Estas avaliações podem ser em parte realizadas no próprio consultório ou serem solicitadas para realização em local adequado, sendo o resultado trazido na consulta subsequente.

Exames Complementares oferecidos no consultório em Copacabana:


  • Endoscopia nasal (adultos e crianças)
  • Laringoscopia (adultos e crianças)
  • Nasofibroscopia (adultos e crianças)
  • Video otoscopia (adultos e crianças)
  • Audiometria e Impedanciometria (adultos e crianças)
  • Avaliaçao especializada da audição de crianças
  • Emissões otoacústicas
  • Bera- Audiometria de tronco cerebral
  • Eletrococleografia
Obs: A avaliação da fala (hipernasalidade) da criança com fenda palatina e suspeita de Insuficiência Velofaríngea é melhor realizada no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto. Trata-se de avaliação bastante detalhada, realizada por equipe multidisciplinar e uma fonoaudióloga treinada. 
A CONSULTA OTORRINOLARINGOLÓGICA NA CRIANÇA:


Muitos podem pensar que a criança é um adulto pequeno.
A criança é um ser em pleno desenvolvimento e como tal merece atenção especial a algumas particularidades.
Em uma consulta de Otorrinolaringologia Pediátrica deverá ser dada ênfase nos aspectos marcantes  da evolução da criança, sobretudo do ponto de vista da audição (enquanto sentido), da respiração, da alimentação, do sono da linguagem e da voz e ainda da relação deste indivíduo que se forma com aqueles que o cercam considerando todos estes aspectos.
.
O Otorrinolaringologista deverá estar atento, por ex,a(o)s:
  • Fatores de risco ao desenvolvimento de perda auditiva nas crianças,
  • Desenvolvimento da linguagem e sua influência no comportamento da criança,
  • Doenças das vias aérea superiores que possam interferir com a alimentação dos bebês, crianças e adolescentes.Hipertorofia de Amigdalas e Adenoides, Rinites/sinusites com prejuíso ao olfato e ao paladar, doenças congênitas da laringe (laringomalácia), das fossas nasais (atresia de coanas) , do palato (fissuras/fendas aparentes ou ocultas) podem em alguns casos levar a dificuldade da criança em se alimentar adequadamente, influenciando no crescimento e desenvolvimento cognitivo da mesma,
  • Patologias respiratórias que possam ocasionar sequelas no desenvolvimento crâniofacial e da arcada dentária (respiradores orais crônicos podem desenvolver tais patologias com frequência : mordida cruzada ou aberta, desvios septais no futuro),
  • Patologias respiratórias que levem ao comprometimento da qualidade do sono, fundamental ao crescimento e desenvolvimento adequado de toda criança (roncadores e respiradores bucais crônicos tende a ter um sono mais agitado, com desequilíbrio na função endócrina (hormonal) sobretudo dos hormónios e mediadores que promovem o crescimento infantil,
  • Patologias respiratórias que levem á exacerbação dos quadros de Asma ou Bronquite e dificultem o controle do mesmo, 
  • Patologias respiratórias que levem å enurese noturna (xixi na cama por tempo maior que o esperado),
  • Qualquer doença que interfira com a capacidade de evoluir adequadamente no rendimento escolar relacionada å área da otorrinolaringologia (otite média com efusão por ex- "catarro no ouvido") ,
  • Doenças de cabeça e pescoço específicas da Infância (cistos, laringomalácias, nódulo vocal ("calo"), e outras doenças laríngeas próprias do período da infância,

Enfim, estes são alguns dos principais aspectos a serem abordados numa Consulta de Otorrinolaringologia Pediátrica.
O Otorrinolaringologista treinado e experiente na abordagem destes aspectos é sem dúvida capaz de prevenir uma  série de complicações advindas de sua área que podem atrapalhar o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.

A criança não pode nem deve ser portanto considerada um "adulto menor" .
Ela deve e merece ser avaliada por profissional capacitado e experiente, como um ser em rápido crescimento e desenvolvimento e que precisa fazê-lo de forma saudável e cercada de cuidados específicos que podem prevenir problemas presentes e futuros.
 

 

A CONSULTA DO RONCADOR CRÔNICO E DA PESSOA COM APNÉIA DO SONO